segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Diário de Bordo da Turnê Encantoria no Rio Acre - #4

Seringal Kapatará - Rio Branco/Acre
Colocação São Luís do Remanso - Capixaba/Acre
12/02/2013
Escrito por Maria Rita
Fotos por Talita Oliveira


Acordei com o bater das asas e o cantar do galo, na casa do seu Manuel. Levantei,  seu Manuel já  estava de pé e com o café pronto. Tomei o café na companhia de seu Manuel com uma boa prosa, ele falando de como era ali naquela comunidade. 

Atenta as histórias de seu Manuel...
... enquanto ele debulhava o milho, ao lado do vivarteiro Rodolfo Minari
Segundo seu Manuel e Dona Dalva, naquele periodo - década da segunda guerra mundial, os seringalistas proibiam que os seringueiros cultivasem a agricultura de subsistência. Era uma espécie de escravismo do corte da seringa. Dona Dalva, esposa de seu Manuel, falou:  “ A gente era escravizado mesmo, porque não podia vender nada, tudo tinha que entregar pro seringalista, além da mercadoria que comprava pra sobreviver, eles aumentavam até 300 vezes acima do valor e os seringueiros nunca conseguiam pagar”.


Senti-me privilegiada, conhecendo a história do Acre através de pessoas como seu Manuel e Dona Dalva, memórias vivas da formação econômica e social da Amazonia.

Seu Serafim Chegou e logo fui chamar a moçada que ainda estavam dormindo para seguirmos viagem. Dessa vez nosso destino era a colocação  São Luis do Remanso, já no Municipio de Capixaba.

Dormindo...
Marilua levando as coisas de volta pro barco...


Saímos às 8h30, almoçamos em viagem e chegamos por volta das 17h nessa comunidade e logo conheci dona Francisca Batista da Silva, mais conhecida como SUBAIA, que era o nome da mãe do avó do senhor José Batista da Silva e a mãe do senhor José Batista que era chamada Subaia e o Avó de Dona Francisca queria que o nome dela fosse Subáia , mas o pai dela não permitiu. E aí ficou o apelido.

Juliano e Rafa cochilando...
Rodolfo tirando água do barco

Dona Subaia, nos preparou um frango e uma galinha caipira deliciosa. Fizemos um excelente jantar. Ocupamos  a Sede da Associação, onde já fomos varrendo e trazendo nossas redes para nos acomodarmos. Estava uma lua linda e um céu belisssimo, todo estrelado. Paulo apareceu com uma caixinha de cerveja, alguns tomaram uma latinha e fomos dormir. O ENTARDECER, FOI UMA DAS PAISAGENS MAIS BELAS DE TODA A NOSSA VIAGEM.

Entardecer
Uma lua crescente vem nos presentear...
O céu estrelado...
Papeando antes de dormir...


 

Nenhum comentário: