quarta-feira, 13 de março de 2013

As chuvas definem a rota. O passo do barco define o tempo


Venturas e desventuras do teatro na floresta, no seringal, na aldeia, na beira do rio...  

GISELLE LUCENA


Foram 15 dias de viagem, carregando a sede por novos encontros, descobertas e vivências culturais que logo vão se revelar no palco. O Grupo de teatro Vivarte acaba de realizar a turnê “Encantoria no interior”, financiada pelo Fundo Estadual de Cultura, levando ainda artistas de outros países que vieram visitar o Casa de Cultura Vivarte, bem como parceiros indígenas interessados no intercâmbio cultural. “Com a presença de vários convidados, a produção da turnê foi um pouco mais difícil, mas a troca de experiências foi muito gratificante”, conta Maria Rita, uma das coordenadores do grupo. Tarauacá, Rodrigues Alves, Porto Valter, Marechal Thaumaturgo, chegando até a Aldeia Ashaninka, no Rio Amônia, foram alguns dos lugares pelos quais o grupo passou. “Imagine você chegar num lugar, começar a tocar tambores, anunciando que o espetáculo vai começar, e, aos poucos, as pessoas irem se reunindo para ver o espetáculo”, descreve Juliano Espinhos, um dos integrantes. “Na aldeia Ashaninka, eles se arrumaram, com suas pinturas e colares, para nos assistir”, completa Rita.



Uma parte da viagem foi feita com o ônibus que o próprio grupo conseguiu adquirir com os cachês de apresentações. Outra parte da viagem foi de barco e, assim, as rotas e os horários de chegadas e partidas eram sempre incertos, mas a persistência para enfrentar os imprevistos e continuar subindo o rio trouxe boas recompensas. “Vivemos uma das melhores apresentações que já realizamos, pela receptividade e atenção que recebemos das cidades. Além disso, a turnê nos possibilitou ampliar o projeto, conhecer melhor comunidades do interior do Acre e suas questões ambientais, o que nos oferece uma visão sobre a realidade do Acre que pode compor nossos espetáculos”, explica Juliano.



Teatro e tradição: Com este trabalho, o Grupo Vivarte leva o teatro para lugares onde outros grupos nunca estiveram. Dessa vez, três indígenas da tribo Huni Kui, da região do Envira, também participaram da turnê: Baianawá Inu Bake Hunikuê; Keã Inu Bake Hunikuê; Yube Inu Bake Hunikuê. A parceria é fruto de confiança conquistada com muitos anos de trabalho. “Eles fazem teatro há muito tempo, mas por uma tradição ritualística. E agora, buscam uma nova forma para trabalhar suas histórias, pois também acham legal essa possibilidade de fazer teatro e levar para outra aldeia, circular, integrar”, conta Dani Mirini, diretora do Vivarte. Os artistas também gostam de lembrar que, durante a apresentação na Aldeia Ashaninka, os indígenas também participam. “Eles abriram o espetáculo, e, em determinado momento, o nosso espetáculo e o deles viram um só. A maneira com que eles nos tratam e recebem o nosso teatro é muito diferente, interessante e bonita. Nunca tinha ido nenhum grupo de teatro lá”, diz Juliano.


Crescer é conhecer e permanecer

            Uma das principais características do Grupo Vivarte é a sua proposta de vivenciar uma contínua descoberta e redescoberta do Acre, suas histórias, lendas, costumes e valores. Indo numa direção contrária a que é comum, aquela poderia leva-los a focar nos grandes centros do país, eles preferem ir cada vez mais longe, crescer e fortalecer suas raízes nos seus próprios territórios. E, com essa proposta, atraem a atenção de diversos grupos por aí afora, como o Grupo Pachorra, de Florianópolis, que está pela primeira vez no Acre se dedicando a experiência artística de grupo. “Conhecemos o grupo Vivarte em São Paulo, e eles foram muito aberto para a nossa proposta e para nos receber aqui”, conta Tainá Orsi. “Também trabalhamos com pesquisa ligada à cultura indígena, e ver o espetáculo do Vivarte nos trouxe uma inspiração para trabalhar o teatro de rua”, revela Rafaela Herran. Já para Guilherme Freitas, o grande atrativo foi a possibilidade de vivenciar algo diferente do que é ensinado nos cursos de artes cênicas. “No ambiente acadêmico, somos obrigados a trabalhar dentro de propostas já bem moldadas. Com o Vivarte,  encontramos uma maneira mais interessante de mostrar e dizer o que queremos”, explica. “O Vivarte tem nos ensinado a buscar o nosso próprio público, a explorar o olhar para o nosso próprio território, de onde viemos e, portanto, o que somos. Quando voltarmos, também iremos em busca do nosso público em Florianópolis”, conta Tainá.  



A vida é toda palco: Outra turnê que o grupo acaba de realizar no início deste ano, foi a que levou seu espetáculo para seis apresentações em comunidades ribeirinhas, pelo projeto “Encantoria no Seringal: Teatro no riozinho do Rola”, financiado  pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Banco do Brasil. “A volta sempre depende do nível do rio e do passo do barco”, lembra Rita. E assim, o Grupo Vivarte vai promovendo e colecionando encontros, histórias e informações que criam outros espetáculos, bem como outras iniciativas, como o início de um mapeamento e diagnóstico dos corredores ambientais e reservas extrativistas do Riozinho do Rola. “Fazemos um trabalho artístico, cultural, político, social e ambiental”, explica Juliano, na tentativa de dar nome à grandeza desse trabalho. O Vivarte está com a agenda fechada até agosto: entre as novas produções teatrais, as atividades do Casa Vivarte, que é um Ponto de Cultura, há também o Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, que acontecerá em Rio Branco, no segundo semestre deste ano. Para conferir o diário de bordo e outras novidades do Vivarte, acesse: http://blogdovivarte.blogspot.com.br/.


Nenhum comentário: