quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Arco-íris: uma nação de ritmos



Crianças, professores e estudantes com idades que variam de oito a 50 anos, saem às ruas, praças e escolas da cidade, levando ritmos, danças e cantos de coco de roda, maracatu, ciranda e baque de samba, e convidando o público a entrar na roda e deixar o corpo vibrar junto ao tambor da terra. 

Este é o grupo de música e dança Nação Arco-íris, liderado por Marilua Azevedo e Dani Mirini, também integrantes do grupo de Teatro Vivarte. “Nosso objetivo é formar, difundir e compartilhar o universo da cultura popular brasileira e acreana”, explica Dani. 


“A dinâmica da apresentação inclui canções e danças do nosso povo, e desperta o ser brincante que cada um carrega dentro de sim”, conta Mirini. Ela explica que brincante é o como os artistas populares se autodenominam. “Eles não se dizem músicos, atores ou dançarinos, eles se dizem brincantes, e os espetáculos que produzem são chamados de brincadeira”. 

O Nação Arco-íris é um grupo voltado para a prática e a pesquisa da cultura popular brasileira e acreana. “Este trabalho é nosso compromisso com a herança da nossa cultura tradicional, e é isso que desejamos passar adiante”, diz Mirini.

Por meio de financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, foram realizadas oficinas para manutenção do grupo, e dinamização da Casa de Cultura Vivarte, equipamento cultural localizado no bairro Nova Estação, que oferece atividades culturais gratuitas aos residentes no referido bairro e suas adjacências. 

Nenhum comentário: